terça-feira, 4 de outubro de 2011

Aula,sobre a história da matemática, utilizando a WebQuest. 9º ANO.


INTRODUÇÃO

Desde a criação do mundo surgiram grandes estudiosos que contribuíram para o progresso científico. Por meio desses pesquisadores surgiram fórmulas, equações e teoremas, fundamentais ao desenvolvimento da área exata.
Para verificarmos a importância da história da matemática vamos desenvolver uma pesquisa bibliográfica sobre alguns “gênios” que contribuíram para a ciência exata com suas descobertas. O número de sábios matemáticos é muito extenso, por isso vamos nos dedicar a alguns: Galileu Galilei, Euclides, Tales de Mileto, Pitágoras e Newton.


TAREFA

Os alunos divididos em grupos pesquisaram sobre:
• Vida do estudioso = nascimento, formação, profissão e final da vida;
• Obra (descobertas) = estudos relacionados a teoremas, fórmulas, livros escritos entre outras descobertas de relevância para a ciência exata.


PROCESSO

Os alunos divididos em 5 grupos:

Grupo 1 = Galileu Galilei
Alunos= Geisiele, Jéssica, Jezibel, Karolayne e Larissa;

Grupo 2 = Euclides
Alunos= Edijéssica, Edson Alves, Edson Knopf e Ricardo;

Grupo 3 = Pitágoras
Alunos= Adriano, Alessandro, Marcos, Neto e Vinícius;

Grupo 4 = Isaac Newton
Alunos= Gisele, Janaína, Sabrina, Sabrina Giori e Thaise;

Grupo 5 = Tales de Mileto
Alunos= Diego, Erik, Jeimes e Renan.

O grupo 1 deverá pesquisar nos seguintes sites: site1, site6 ou em outros sites e livros.

O grupo 2 deverá pesquisar nos seguintes sites: site2, site7 ou em outros sites e livros.

O grupo 3 deverá pesquisar nos seguintes sites: site3, site8 ou em outros sites e livros.

O grupo 4 deverá pesquisar nos seguintes sites: site4, site9 ou em outros sites e livros.

O grupo 5 deverá pesquisar nos seguintes sites: site5, ou em outros sites e livros.

OBS: Os site1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 estão linkados na webquest: SITE.

Cada grupo deverá pesquisar e debater seu assunto, produzindo assim um (a):

Trabalho impresso com: capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia;

Apresentação em slide (utilizando qualquer programa que preferir:

PowerPoint, Impress, Kpresenter outros) para explicar seu trabalho.

AVALIAÇÃO

Os grupos serão avaliados dia 27/06 de acordo com os trabalhos escritos e as apresentações. Cada nota valerá três pontos da média bimestral.

CONCLUSÃO

Os grandes estudiosos (Matemáticos) tiveram um papel fundamental no processo do conhecimento das áreas exatas. Muitas vezes foram perseguidos, ameaçados, mas não deixaram de estudar, pensar e desenvolver fórmulas, teoremas, entre outros, para o crescimento da ciência exata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário